quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Estudo mostra como está o turismo em São Sebastião



Na próxima terça-feira (01/03), todos os vereadores de São Sebastião terão um encontro com a secretária municipal de Cultura e Turismo, Marianita Bueno. Vamos tomar conhecimento de um estudo elaborado no final de 2009 pela Fundação Getúlio Vargas e Ministério do Turismo, e que trata dos indicadores de competitividade do setor em nossa cidade. Segundo nos adiantou a secretária, esses indicadores dão uma visão da posição que estamos em relação às capitais e outros municípios indutores do turismo, mostrando como caminhamos  e os pontos em que ainda precisamos avançar.    
Eu, particularmente, tenho uma preocupação extra com relação ao Turismo, porque acredito que este setor é de fundamental importância para a geração de emprego e renda em São Sebastião.
Temos potencialidades turísticas ainda inexploradas e, precisamos, definitivamente, resolver o problema da sazonalidade no setor.
De nada adianta a cidade lotada de visitantes e eventos nos meses da chamada alta temporada e, no restante do ano, verificarmos, infelizmente, que o município está vazio.
No verão, temos o sol, e isso já é o bastante para atrair visitantes.
Nas demais estações do ano é que temos que planejar eventos para atrair os turistas.
Temos que aperfeiçoar notadamente as variantes do turismo ecológico, do turismo de negócios e do turismo voltado a determinados segmentos (como por exemplo aos idosos) pois, estes, independem do sol para movimentar a cidade. 
Precisamos, também, de fazer o dever de casa. Coisas simples como manter a cidade limpa, iluminada, longe da violência, pois isso também é pensar no turismo.
O segundo setor (empresas e comércio) também deve ser um parceiro atuante nesta busca pelo aprimoramento do turismo em São Sebastião. O comércio, principalmente, precisa manter preços competitivos e funcionários capacitados, bem treinados, para atender o visitante. Nesse pónto, aliás, vale destacar que o Sebrae já tem montada uma agência em São Sebastião e pode, e muito, ajudar empresários e comerciantes. 
Vamos ouvir a secretária e trocar idéias visando o desenvolvimento do município.