segunda-feira, 18 de abril de 2011

Balut elogia novo Centro Cultural do bairro São Francisco

O presidente da Câmara, Artur Balut, classificou o Centro Cultural São Sebastião, inaugurado no último sábado, no bairro São Francisco como um “importante marco para a preservação das culturas material e imaterial do povo caiçara”. O parlamentar também elogiou o trabalho de resgate arquitetônico dos dois imóveis que formam o centro de cultura. Balut espera que, daqui por diante, o espaço tenha atividades semanais e, com isso, ele acredita que o São Francisco, um dos bairros mais tradicionais do município,  “ganhará nova vida, recebendo muitos mais moradores e turistas”.
Ao lado do prefeito Ernane Primazzi, dos vereadores Marcos Tenório, Ernaninho e Mauricio Bardusco, além de dezenas de moradores, Balut disse na inauguração do centro que a iniciativa era uma garantia para a perpetuação da cultura caiçara. Após visitar as diversas salas onde serão ministradas as oficinas culturais, o presidente da Câmara comentou que “a diversidade do trabalho cultural que será desenvolvido aqui, sem dúvida, é garantia que mesmo a tradição oral, aquela ausente dos livros, será perpetuada neste espaço.
Artur Balut disse ainda que estava particularmente contente por ver dois importantes prédios do bairro São Francisco totalmente recuperados. “Durante minha adolescência, notadamente o imóvel do antigo Hotel Vice-Rey sempre foi um prédio de referência no bairro. Agora, vamos lutar para que também o convento de Nossa Senhora do Amparo, outro marco não só do São Francisco como de todo o município, também tenha o merecido restauro”, disse ele.