terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Polícia Ambiental quer cessão de área que ocupa no bairro São Francisco

A Polícia Militar Ambiental pretende ampliar suas instalações em São Sebastião, promovendo uma reforma no imóvel que ocupa e que está localizado na entrada do bairro São Francisco, região central de São Sebastião. Para tanto, a corporação necessita que o município, o proprietário da área, faça uma doação do terreno à Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo que, por sua vez, custearia a ampliação do prédio.
O assunto foi tratado numa reunião que ocorreu na manhã desta terça-feira (15/02) entre o presidente da Câmara, Artur Balut, o vereador Marcos Tenório e os tenentes Marco Aurélio e Druziano, que respondem pelo comando da Polícia Ambiental no município. “Hoje, o que temos é uma cessão de uso da área, por 30 anos, que se expira nos próximos 10 anos. Ocorre que o estado não pode, por questões burocráticas, promover construções ou reformas em imóveis que não lhe pertence”, explicaram os militares.
A corporação precisa de uma resposta positiva do município o mais rápido possível, caso contrário, corre o risco de perder a verba conseguida para o empreendimento. O presidente Balut e o vereador Tenório se comprometeram em conversar com o Poder Executivo para auxiliar na viabilização da cessão da área. O comando da Polícia Ambiental também enviará um ofício à Câmara para documentar o pleito e os parlamentares produzirão um trabalho legislativo endereçado ao prefeito solicitando atendimento ao pedido da corporação.
Os policias também informaram que, caso não seja possível a cessão da área, a Secretaria de Segurança Pública pode deslocar o batalhão para o município vizinho de Ilhabela, que já teria iniciado entendimentos nesse sentido. Os tenentes disseram que gostariam de permanecer em São Sebastião, mas, insistiram que as acomodações não estão atendendo as necessidades da corporação e, precisam, portanto, viabilizar a ampliação para o comando não sair de São Sebastião.    

Sindicato dos servidores apóia novas medidas administrativas na Câmara de São Sebastião


O presidente da Câmara Municipal de São Sebastião, Artur Balut, reuniu-se nesta terça-feira (15/02) com o presidente do Sindserv – Sindicato dos Servidores Públicos de São Sebastião, Ivan Moreira. O sindicalista fez questão de pessoalmente parabenizar o presidente pela sua eleição, pela efetiva implantação do Portal da Transparência no âmbito do Legislativo e ainda pelas primeiras medidas administrativas à frente da Câmara que, segundo adiantou “foram bastante elogiadas” pelos servidores da Casa de Leis.
“Ouvi de muitos servidores comentários bastante positivos sobre o início de atuação do novo presidente da Câmara e, agora, estou comprovando de fato que os elogios realmente são merecidos”, disse o presidente do Sindserv. O presidente Artur reafirmou ao sindicalista sua proposta de valorização dos funcionários efetivos do legislativo e que começou com a destinação de 60% das diretorias da Câmara para funcionários de carreira.
Artur também disse ao presidente do Sindserv que já fez uma reunião geral com todos os funcionários da Câmara e, depois, encontros setorizados com cada departamento do Legislativo. O objetivo, segundo o vereador, foi motivar o servidor público que tem correspondido às expectativas do trabalho. Artur também disse que o remanejamento de funcionários possibilitou a abertura da Câmara até as 17h00 e que economizou cerca de R$ 80 mil no primeiro mês à frente da Casa.
“Avisamos um por um que vamos resolver toda e qualquer pendência que a Câmara tenha com os servidores; todas as chefias de divisões estão atuando nas suas reais funções; em um mês e meio já liberamos cursos de qualificação profissional para servidores de vários departamentos; vamos facilitar acesso a plano de saúde ou odontológico para aqueles que não possuem ou pretendem migrar de empresa; e, na questão salarial, este ano, com certeza vamos dar um reajuste exemplar aos servidores. Não sei o índice, mas, será o melhor possível, dentro do que a legislação permitir”, enumerou o presidente Artur.
O dirigente sindical ficou satisfeito com as explicações do chefe do Legislativo, principalmente ao recordar das dificuldades que teve com as negociações de reposição salarial da categoria na gestão passada. “Estou extremamente satisfeito, principalmente porque o presidente da Câmara se mostrou também aberto ao recebimento de sugestões do sindicato. Endosso todas as medidas tomadas pelo Artur até agora, e antecipo que o Sindserv vai procurar ser parceiro da Câmara, porque muitos benefícios já estão ocorrendo e os servidores estão contentes com o trabalho do novo presidente”, finalizou Ivan.

Topovaradouro quer associação de moradores e mais segurança no bairro


Na noite desta segunda-feira (14/02) participamos, a convite, de uma reunião com diversos moradores da comunidade do bairro Topovaradouro, na região central de São Sebastião. O assunto do encontro foi a regulamentação de uma associação de moradores que eles estão tentando criar já há algum tempo. Outro tema que acabou sendo discutido na reunião, foi a questão da falta de segurança no bairro que, ultimamente, tem sido tomado por prostitutas e traficantes de drogas.
Sobre a associação, colocamos o Departamento Jurídico da Câmara à disposição da comunidade para prestar toda assessoria necessária para que a entidade consiga o seu reconhecimento jurídico sem falhas. Informo, aliás, que poderemos agir da mesma forma caso venhamos a ser procurados por moradores de outros bairros que, igualmente, ainda não possuem uma entidade representativa, afinal, esta é uma prestação de serviço das mais importantes para a cidade.
Elogiamos a iniciativa da comunidade que está procurando se organizar para a defesa dos seus interesses. O momento é propício porque o Topovaradouro é uma região que tem recebido a instalação de algumas empresas ultimamente e, deve se precaver para manter a qualidade de vida do lugar.
Há ainda, no bairro, a questão do mangue do Araçá, sempre alvo de intensos e acalorados debates, porque pode ser diretamente afetado caso o projeto de ampliação do porto, vizinho ao bairro, seja realmente levado adiante. Boa parte dos presentes ao encontro era formada por caiçaras de famílias tradicionais, como o Neemias e a Ciça, cujas famílias cresceram ligadas ao mangue. O local realmente é muito bonito, como se pode notar na foto abaixo, clicada pelo saudoso jornalista Nivaldo Simões e publica no Jornal Canal Aberto, de Ilhabela, e merece ser tratado com todo carinho.   
Sobre a questão da falta de segurança no local, infelizmente esse é um problema que afeta vários bairros em função do condenável avanço das drogas. Nos comprometemos e vamos auxiliar a comunidade com trabalhos legislativos já a partir da próxima semana, quando iremos acionar o setor de segurança municipal (Guarda Civil) e  estadual (Polícia Militar), buscando rondas preventivas no bairro para inibir a ação dos bandidos.  Também demos a sugestão para que, após criada, a associação de moradores busque parcerias com a iniciativa privada, porque a maior segurança no local também é de interesse das empresas do bairro, que podem ajudar os moradores custeando rndas de vigias particulares.