quinta-feira, 7 de abril de 2011

Etec quer reforçar imagem da escola em São Sebastião



A Etec – Escola Técnica Estadual de São Sebastião, vinculada ao Centro Paula Souza, irá promover em breve uma audiência pública com objetivo de envolver outros segmentos da sociedade em seu planejamento de formação de mão-de-obra especializada no município. A idéia da ação partiu do presidente da Câmara, Artur Balut, que também conselheiro da instituição de ensino, durante a reunião do Conselho conduzida pelo diretor da Etec, Cícero Monteiro, realizada na noite da última quarta-feira. A audiência deverá ocorrer no Plenário da Câmara de São Sebastião.
Os conselheiros foram unânimes na aprovação da audiência, até para que as atividades da  Etec ganhe mais visibilidade no município. “A verdade é que o processo de início das atividades da escola técnica em São Sebastião, incluindo a questão do prédio que ocupamos e a vinculação aqui no município com a Fatec, acabou por retirar um pouco o impacto positivo da chegada da nova escola. Sentimos que a Etec ainda não é totalmente conhecida dos sebastianenses. Não tivemos sequer um grande evento para marcar o início oficial de nossas atividades”, avaliou o diretor Cícero Monteiro.
O presidente da Câmara acha fundamental esse evento público para  que também o empresariado seja envolvido no processo de formação profissional dos jovens. Segundo Balut, “será através desse envolvimento que teremos a real noção se os cursos oferecidos pela Etec são aqueles onde realmente há demanda pela mão de obra no mercado de trabalho”.
O parlamentar sugeriu e o conselho aprovou que, para esta audiência, sejam convidadas determinadas entidades e empresas de segmentos que podem absorver os jovens formados pela Etec. A intenção é estreitar relacionamento com a Associação Comercial e Empresarial e outras entidades classistas patronais, sindicatos, Petrobras, e Companhia Docas, entre outras empresas.
O diretor da Etec, Cícero Monteiro, ressaltou que a escola tem condições de atender todos os segmentos do mercado de trabalho. “Basta que sejamos consultados sobre determinado curso que, após análise do Centro Paula Souza, podemos viabilizar a implantação da maioria dos cursos solicitados”, disse Monteiro.    

Executivo da Bandeirante é recebido no gabinete do presidente Artur Balut


O gestor executivo da empresa Bandeirante na área de abrangência do Litoral Norte paulista, Marcos de Moraes Scarpa, reuniu-se na tarde desta quinta-feira (07/04) com vereadores de São Sebastião. O encontro serviu para que os parlamentares apresentassem reivindicações visando a melhoria dos serviços da concessionária no município. Participaram do encontro o presidente da Câmara, Artur Balut e os parlamentares Marcos Jorge, Ernaninho, Paulo Henrique Santana e Amilton Pacheco.
O encontro foi motivado pelas muitas reclamações de pontos escuros em São Sebastião e pela demora da concessionária em atender a troca de lâmpadas queimadas. Por conta desses problemas, o Legislativo aprovou recentemente uma moção de repúdio à empresa, de autoria do vereador PH.
No encontro, o executivo da Bandeirante deu explicações técnicas sobre a área que abrange os serviços da empresa e também as responsabilidades que cabem á ela e à prefeitura no que se refere a iluminação pública. Além da agilidade na troca de lâmpadas queimadas, os vereadores solicitaram atenção especial da Bandeirante nos serviços de extensão de rede nas áreas de Zeis – Zonas de Especial Interesse Social.
Marcos Scarpa falou das limitações do atendimento da empresa no município, notadamente na temporada de verão e finais de semana prolongados, em função do aumento da demanda pelos serviços.  Ele disse, ainda, que por ser uma região muito arborizada, existem muitos problemas pontuais que poderiam ser resolvidos com podas de árvores, mas que a empresa enfrenta problemas nesse sentido com a área ambiental.
O executivo solicitou aos vereadores que reúnam as reclamações em um trabalho legislativo, que pode ser um requerimento englobando todos os problemas. Ele disse que, a partir desse trabalho, pode iniciar procedimentos internos na empresa para a solução dos problemas, inclusive a implantação de uma base operacional para atendimento específico da Costa Sul.
O presidente do Legislativo, Artur Balut, além da solução desses problemas pontuais, questionou o executivo se a Bandeirante tinha ações na área social que pudessem, por exemplo, beneficiar o Hospital de Clínicas com a doação ou manutenção de geradores de energia. Scarpa disse que há sim verba na empresa separada para programas sociais e pediu ao presidente que envie a ele uma relação de atividades do setor que possam ser beneficiadas por esses recursos.  
O executivo fez questão de repassar aos vereadores informações sobre mudança na legislação referente à tarifa social da empresa, destinada a famílias de baixa renda. Para continuar contando com o benefício, essas famílias precisam atualizar o cadastro do Bolsa Família na prefeitura municipal.
Além disso, ele solicitou aos vereadores que façam solicitações tanto à prefeitura quanto à empresa no sentido de implantação do Programa Reluz no município.  Esse programa, que envolve também o governo federal, tem como meta a substituição das atuais lâmpadas de iluminação pública por outras mais potentes de vapor de sódio, que iluminam uma área superior á de vapor de mercúrio e são mais econômicas.