sexta-feira, 11 de março de 2011

Câmara vai abrir CEI para apurar supostas irregularidades na Diretoria de Obras Particulares


Câmara vai abrir CEI para apurar supostas irregularidades na Diretoria de Obras Particulares

A Câmara Municipal deverá instalar, provavelmente na semana que vem, uma CEI – Comissão Especial de Inquérito para apurar as denúncias de irregularidades supostamente cometidas na Diretoria de Obras Particulares da Secretaria Municipal de Obras. A informação foi prestada pelo presidente da Câmara, Artur Balut, no uso da tribuna durante a sessão ordinária do Legislativo realizada na noite da última quinta-feira (10/03). As denúncias de irregularidades que envolviam a construção de três pavimentos em empreendimentos particulares como se fossem mezaninos provocaram a queda do diretor do setor, Ruy Vidal.
“Recebemos este pedido, fizemos o devido encaminhamento para o nosso Departamento Jurídico e já temos os pareceres pela abertura da CEI. Essa Casa não se omitirá. O que tem que ser investigado, será”, garantiu o presidente da Câmara, Artur Balut.
Durante sua fala, o chefe do legislativo adiantou outras questões que já estão em análise na Câmara. Ele destacou a intenção do Legislativo na contratação de estagiários para vários setores da Casa, cujos entendimentos serão abertos com o CIEE – Centro Integrado Empresa Escola. Segundo ele, o “objetivo é dar oportunidade para os mais jovens terem o primeiro contato com o mercado de trabalho”.
Artur Balut também reafirmou que, em breve, a Câmara retomará a licitação para a compra de combustíveis. O processo foi interrompido por uma ação no Tribunal de Contas questionando o edital que definia as normas do processo. “Sabemos quem são as pessoas (com intenção de prejudicar o processo transparente de compras pelo Legislativo). Isso só nos motiva mais a continuar o nosso trabalho”, garantiu ele.
Em seguida, o presidente da Câmara lembrou que, no próximo dia 16, o Legislativo estará concedendo o título de “Cidadão Sebastianense” a mais oito pessoas de destaque no município. A solenidade será realizada às 17h00 no plenário da Casa de Leis. Sobre o assunto, Balut adiantou que conversará com os demais vereadores no sentido de limitar a entrega dos títulos e também das moções de aplauso, estas últimas normalmente entregues na última semana de cada mês.
“Não é por questão de economia, porque o custo é muito baixo. Queremos somente valorizar ainda mais estas honrarias aumentando o prestigio de quem as recebe. No caso das moções, também não acho correto perder uma sessão inteira do mês somente para a sua distribuição”, comentou o presidente.
Balut adiantou, ainda que, na próxima semana, deverá implantar a distribuição da pauta da sessão para vereadores e para a imprensa, através do sistema eletrônico, via internet, o que resultará na economia de papel e agilidade na informação. Por fim, o presidente tratou da questão do carnaval e disse que a associação das escolas de samba merece “um puxão de orelha construtivo”, por conta do atraso de duas horas no início do desfile; e afirmou, também, que nos próximos dias, entrará em contato coma direção regional da empresa Bandeirante de Energia, para que um diretor da concessionária venha ao Legislativo dar explicações sobre as muitas reclamações do setor na cidade.