segunda-feira, 21 de março de 2011

Começa a 3º Copa São Sebastião de Futebol de Campo


Prestigiamos, no último domingo (20/03), a solenidade de abertura da terceira edição da Copa São Sebastião de Futebol de Campo. O evento esportivo aconteceu no Ginásio de Esportes José de Souza Gringo, o “Gringão”, no Topovaradouro, região central da cidade. O  prefeito Ernane Primazzi e os vereadores Ernaninho e Amilton Pacheco também marcaram presença no evento.
A 3ª Copa São Sebastião de Futebol reúne 35 equipes do município que jogarão as partidas nos campos da Enseada, Boiçucanga e no Estádio Municipal Otoniel Santos , anexo ao “Gringão”. A competição conta com a participação de centenas de atletas nas categorias Sub 18 e Veteranos (35 e 40 anos).
Os jogos serão por região em duas chaves (Central/Costa Norte e Costa Sul). O campeão de cada chave disputará a final. Conversamos com o secretário de Esportes, Wladmir Rodrigues dos Santos, e ficamos sabendo que a realização da Copa, e não de um campeonato municipal, foi a forma mais democrática encontrada para a participação de todos os clubes da cidade em uma mesma competição.
Na abertura do torneio, dissemos aos atletas que a participação e o respeito mútuo entre as equipes devem ser a tônica da competição. Lógico que é importante ser o campeão. Mas, para ter um vencedor é preciso que alguém perca. O mais importante é lembrar sempre que, do outro lado, está um adversário e não um inimigo e que, portanto, o jogo deve ser limpo e sem violência.
Também somos esportistas e, durante muitos anos, participamos de diversas competições em São Sebastião e região, seja no futebol ou no iatismo. Também por isso, conhecemos a importância do esporte enquanto ferramenta de inclusão social. A prática esportiva afasta as crianças das ruas e das drogas e, além disso, a disciplina que cada modalidade exige para a sua prática, ajuda na formação do caráter do jovem. Isso não tem preço.   

Delegacia da Capitania dos Portos comemora 40 anos em São Sebastião

Participamos, na última sexta-feira (18/03) das comemorações por conta do aniversário de 40 anos da Delegacia da Capitania dos Portos de São Sebastião. Representamos o Legislativo ao lado da vereadora Solange Ramos e fomos muito bem recebidos pelo Capitão de Fragata Marcio de Vasconcellos Rocha, comandante desta unidade da Marinha do Brasil.
Reiteramos ao comandante que a Câmara Municipal permanece à disposição da Capitania para auxiliar no que for necessário ao importantíssimo trabalho desenvolvido pela Marinha em nossa região.
Vale destacar que, além de cuidar de toda a parte burocrática do setor no Litoral Norte, que vai desde a regulamentação das mais variadas embarcações, realização de cursos de trabalhadores do setor e alistamento militar dos jovens de 18 anos, a Capitania desenvolve o estratégico trabalho de fiscalização de toda a orla marítima da nossa região.
Esse trabalho estratégico é de suma importância, inclusive para garantir a segurança dos usuários do canal de São Sebastião. É a Capitania, por exemplo, quem determina se a balsa entre nossa cidade e Ilhabela pode operar ou não, dependendo das adversidades das condições climáticas.
Também é a nossa Delegacia da Capitania dos Portos que promove a importantíssima proteção do Arquipélago de Alcatrazes que, em breve, pode se tornar um Parque Nacional, o que ampliará ainda mais a preservação ambiental do local.
Além de tudo isso, cabe à Capitania dos Portos de São Sebastião a função de patrulhamento da nossa costa marítima para impedir ações criminosas diversas. Além de coibir atos como contrabando de mercadorias, a Capitania também tem conseguido, com êxito, impedir a ação dos chamados “atuneiros”, barcos de pesca comercial que buscam iscas vivas em nossas águas para o trabalho em alto mar e que colocam em risco a preservação de várias espécies de pescado.