quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Cerca de 90 pessoas comparecem a terceira consulta pública promovida pela Câmara

A terceira consulta pública realizada pela Câmara de São Sebastião, na noite da última segunda feira (05\09),   para debate sobre a  possível alteração no número de vereadores do município reuniu um público de aproximadamente 90 pessoas no Teatro Municipal.
Além do presidente do Legislativo Artur Balut, estiveram presentes ao encontro os vereadores Paulo Henrique Santana, Solange Ramos, José Reis, Marcos Tenório e Amilton Pacheco. O  vereador  Ernaninho justificou sua ausência devido a problemas particulares.
O presidente Artur Balut voltou a destacar que o objetivo maior das consultas é possibilitar a manifestação popular sobre o tema. ”Mas, volto a frisar que, além da participação nas consultas, é importante o cidadão participar da sessão legislativa que definirá a questão e deve ocorrer até o final do mês para conferir se a vontade popular será respeitada”, finalizou o presidente da Câmara. 


Ainda de acordo com Balut, o encontro é uma consulta pública e não uma audiência. “Queríamos um número maior de pessoas participando deste ato democrático. Hoje com 10 vereadores devolveremos de R$ 7 a R$ 8 milhões aos cofres públicos.
O  vereador PH  justificou que a cidade possui 73 mil habitantes. “Sou presidente do PDT, votarei por no máximo 11 vereadores.  
Na opinião da vereadora Solange Ramos o número deve aumentar para 13 ou 15 vereadores, porém destacou que irá votar de acordo com a vontade da população. Já os vereadores Marcos Tenório e José Reis são favoráveis ao número de até 11 vereadores. O parlamentar Amilton Pacheco disse que acatará a decisão popular.
Duzentas e duas pessoas participaram das três consultas públicas realizadas no município. Deste número, 72 optaram pelo número de 15 cadeiras.  Já para nove cadeiras foram computados  39 votos; para 10 cadeiras foram contabilizados 23 votos; já para 11 cadeiras, tivemos 41 votos;  12 cadeiras não obteve nenhum voto; 13 cadeiras teve 12 votos e 14 cadeiras apenas 1 (Um) voto.


“O resultado demonstra que não existe uma unanimidade com relação ao número de cadeiras para a próxima legislatura, as pessoas também estão divididas. Se for somar o número de pessoas que querem que diminua ou que permaneça como está chegamos a marca de 62 votos, que não podem ser ignorados. Não será uma decisão fácil”, disse o presidente da Câmara, Artur Balut. 
Balut ressaltou ainda que das 202 pessoas que participaram apenas 72 optaram por 15 cadeiras na próxima Legislatura.  ”Isso comprova que apesar de ter a maioria de votos, o número de 15 cadeiras não foi acatado pela maioria dos participantes. Não é um resultado absoluto”, destacou Balut.