O presidente da Câmara de São Sebastião, Artur Balut, participou no último sábado do Fórum Municipal de Habitação. O evento, promovido pela prefeitura e realizado no Teatro Municipal, foi a conclusão de um processo iniciado no ano passado e que resultou na instalação de um conselho que será o gestor da política habitacional do município. Além de Balut, a vereadora Solange Ramos também prestigiou o evento.
O presidente do Legislativo avaliou que o fórum e a instalação do conselho foram de fundamental importância para a solução de um dos problemas mais graves do município: a falta de planejamento de habitações populares em São Sebastião. “Acompanhamos atentamente essa questão há anos e sabemos que, embora não haja estatística oficial, o défict habitacional em nosso município oscila entre 7 e 8 mil moradias, a julgar pelo cadastramento do Programa Minha Casa Minha Vida, realizado em São Sebastião em 2010”, afirmou Balut.
O parlamentar também considera importante que a política pública a ser implementada no setor seja direcionada para as famílias de baixa renda. “Uma parcela significativa das famílias que não possuem um teto próprio, atualmente, reside de forma irregular nas chamadas Zeis – Zonas de Especial Interesse Social que a prefeitura e a Câmara estão regulamentando”, disse ele, ressaltando que nas Zeis moram, hoje, algo em torno de 20 mil pessoas.