quarta-feira, 13 de abril de 2011

Câmara prestigia inauguração do anexo da Creche Adriana Vasquez na Topolândia

A Câmara de São Sebastião marcou presença em mais uma inauguração do pacote de obras da administração municipal em comemora aos 375 anos de São Sebastião. Desta vez, foi entregue o anexo da Creche Adriana Vasquez, que atenderá a 70 crianças do complexo que envolve os bairros da Topolândia, Itatinga, Olaria e Varadouro. Pelo Legislativo, prestigiaram o evento o presidente Artur Balut e os vereadores Mauricio Bardusco e Ernaninho.
Na oportunidade, o presidente Artur destacou que “é com muita satisfação” que a Câmara é parceira de uma administração com preocupações sociais, destacando a entrega de várias escolas e creches ao longo de todo o município. Balut afirmou que estava também particularmente emocionado pela creche levar o nome da sebastianense Adriana Vasquez, de tradicional família da cidade, que ele conheceu pessoalmente e que infelizmente perdeu a vida ainda jovem em um acidente automobilístico na região.
Já o vereador Ernaninho lembrou do tempo que atuava como conselheiro tutelar no município, época em que constatou que a construção de creches e berçários era uma das principais reivindicações da população mais carente. Ele também destacou que as profissionais que atuarão no local são de extrema competência, o que atende a expectativa dos pais das crianças “que não desejam deixar o filho em qualquer lugar”.
O vereador Maurício aproveitou a ocasião para, junto com o prefeito Ernane, anunciar a abertura de uma creche no bairro do Canto do Mar. Ele disse que cederá um imóvel de sua propriedade naquele bairro para que o município possa implantar o equipamento e atender as crianças da Costa Norte.

Artur critica falta de segurança e anuncia balanço administrativo

O presidente da Câmara de São Sebastião, Artur Balut, mostrou indignação com a atual situação da segurança pública no município. Na última sessão, o parlamentar repudiou com veemência a elevação do número de assaltos na região central do município e mostrou indignação com o fato de os bandidos presos voltarem em muito pouco tempo para as ruas. A falta de segurança no município e o fechamento de distritos policiais na cidade serão abordados também pelos vereadores Marcos Tenório e Paulo Henrique Santana em visita a deputados estaduais na Assembléia Legislativa de São Paulo nesta quarta-feira (13/04).
“Prender, a polícia até prende. Mas, em poucos dias os bandidos estão na rua novamente”, disse Balut, citando como exemplo os marginais que arrombaram o prédio anexo da Câmara e foram flagrados pelas câmeras de monitoramento da área central. “Se continuar dessa forma, pode vir a tropa de elite americana para São Sebastião que não vai resolver nada”, reclamou o chefe do Legislativo.
Para Balut, a segurança pública passa por “um momento difícil” no município, uma vez que foram registrados dezenas de casos de assaltos nos últimos meses na cidade. “Temos inúmeras câmeras de segurança na cidade que custam um dinheirão (aos cofres públicos). Pergunto: Para que servem elas, se a gente pega o bandido em flagrante e ele não fica preso? A sensação é de desânimo, pois estamos desprotegidos”, criticou Artur.

Balanço administrativo
O presidente do Legislativo comemorou a marca de 100 dias à frente da administração da Câmara relatando que “o saldo é extremamente positivo”. Artur Balut disse que, no final de abril, pretende fazer “uma prestação de contas” do primeiro quadrimestre à frente da Casa de Leis.
“Adotamos uma política rígida de controle dos gastos públicos. Estamos economizando cada centavo que podemos do duodécimo que recebemos para administrar a Câmara e, com certeza, vamos devolver uma significativa quantia ao Executivo no final do ano. Junto com a devolução do dinheiro, vamos pleitear sua aplicação em necessidades básicas dos cidadãos, como por exemplo nas áreas de educação e saúde”, destacou Balut.
Segundo o presidente da Câmara, mesmo tendo despesas extras em janeiro, como a rescisão contratual de diversos servidores comissionados que foram dispensados para enxugar a folha de pagamento do Legislativo, atualmente a Casa de Leis tem cerca de R$ 1,2 milhão aplicados no mercado financeiro.
Balut disse que todas as contas da Câmara estão sendo pagas antecipadamente, inclusive débitos com fornecedores. “Os pregões que estamos fazendo constantemente para a compra de materiais também têm surtido um efeito extremamente positivo, porque, dessa forma, incentivando a competitividade, conseguimos realizar compras diversas a preços abaixo do mercado”, finalizou.