sexta-feira, 3 de junho de 2011

Balut quer mais fiscalização contra filas nos bancos

O presidente da Câmara Municipal de São Sebastião, Artur Balut, apresentou requerimento na última sessão do Legislativo em que busca solução para um problema recorrente da população, a longa espera nas filas em bancos do município. Balut salienta que já existe a Lei Municipal n° 1767/05, que diz que “os usuários das agências bancárias não poderão permanecer por mais de 15 minutos de espera após o recebimento da senha, salvo nos dias de pagamento de funcionários públicos municipais e ao dia subsequente aos feriados prolongados, tendo tolerância de mais dez minutos.
Infelizmente, de acordo com o presidente, os estabelecimentos bancários ainda não cumprem totalmente a legislação. “Recebemos inúmeras reclamações de munícipes  cobrando uma fiscalização diária nos bancos da nossa cidade, algo que não vem acontecendo”, afirmou Balut.
O presidente do Poder Legislativo solicita informações da prefeitura quanto a fiscalização nas agências bancárias instaladas no município e a possiblidade de instalação de uma linha 0800 para a denúncia popular. Segundo ele, se o cidadão tiver um canal direto de comunicação com a fiscalização desse setor, há uma boa possibilidade de o problema ser resolvido com mais rapidez.

Legislação
A Lei Municipal 1767/05 está em vigor desde outubro de 2005 e foi proposta pelo ex – vereador Marcelo Matos, por meio de projeto 040/2005, que dispõe sobre a obrigatoriedade das agências bancárias adotarem o sistema de senhas para o atendimento e oferecerem cadeiras para os usuários.
De acordo com a Lei, o cliente ou usuário que ingressar na agência deverá receber um número, conforme a ordem de chegada, para ser atendido. As senhas deverão ter o horário de entrada no banco. Caso não seja cumprida a Legislação, o infrator será penalizado com advertência, multa de R$ 300,00 e suspensão do alvará de funcionamento após a quinta reincidência, quando o valor da multa passa a ser de R$ 564,00.

Balut prestigia a abertura da semana de Meio Ambiente


O presidente da Câmara de São Sebastião, vereador Artur Balut, prestigiou na noite da última quinta –feira, a abertura da Semana de Meio Ambiente, realizada pela Prefeitura no Teatro Municipal. Também compareceu ao evento a vereadora Solange Ramos.Balut,  aproveitou o momento para destacar  a importância de se comemorar tal data, todos os dias do ano. “É fundamental que todos nós tenhamos uma consciência ambientalmente correta. Cerca de 80% do nosso município estão dentro do Parque Estadual da Serra do Mar, isso nos faz ainda mais responsáveis por medidas que contribuam para a preservação da nossa terra”.
O presidente também lembrou que lançou esta semana um programa ambiental que será realizado nos prédios do Legislativo juntos a todos os funcionários, colaboradores e visitantes, além de viabilizar equipamentos que serão instalados dentro da Casa de Leis para a implementação de uma Câmara Ambientalmente Correta.
Durante o evento foi lançado pela prefeitura um “pacotão ambiental “, que deverá ser concretizado até dezembro ou mais tardar em fevereiro de 2012.
No pacotão, estão medidas como: Plano Diretor, Plano Municipal de Saneamento , Selo Municipal de Pescado, Aquicultura na Aldeia Indígena (esse projeto já está em andamento), Convênio com a Cooperativa de Pesca, retomada do Plano Apell e o projeto que também já está acontecendo com os alunos da rede municipal Navegação Costeiras.
A abertura também contou com o II Ambiental Fashion, com desfile de roupas confeccionadas a partir de garrafas pet, saquinhos plásticos, jornal, tecidos de sobra de guarda-chuvas , entre outros. Para finalizar a bióloga e educadora ambiental, Patrícia Blauth, proferiu uma palestra sobre a reciclagem e destinação de resíduos sólidos.