O tema que mais gerou debate foi a promessa do governador Geraldo Alckmin (quando ainda era candidato) feita a parlamentares da Frepap e a outros políticos da região de implantação de um Hospital Regional no Litoral Norte. A preocupação dos parlamentares da frente se justifica pelas recentes declarações do governo na imprensa dando conta de que o Hospital Regional será implantado sim, mas no Vale do Paraíba.
Sobre o assunto, o presidente Artur Balut disse que “a luz no final do túnel, acesa pelo governador quando então candidato, está se apagando. Estamos apenas cobrando a palavra dada pelo hoje governador”. Balut lembrou que o prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi, já se comprometeu a construir o prédio do hospital em terreno próprio da prefeitura, no Pontal da Cruz, e repassar o imóvel para que o Estado implante o Hospital Regional em São Sebastião.
A reunião da Frepap aprovou também uma moção que será encaminhada à Secretaria de Segurança Pública do estado solicitando o reforço do efetivo policial na região. Os vereadores da frente citam no documento que o Litoral Norte necessita de mais policiais principalmente em função do aumento populacional na região por causa da deflagração do boom econômico já deflagrado com a base de gás de Caraguatatuba e a possibilidade de expansão do porto de São Sebastião.
Além disso, os vereadores da frente apontaram que a instalação do CDP e da Fundação Casa em Caraguá, e a promessa de duplicação da Rodovia dos Tamoios também são fatores que podem gerar o aumento dos índices de criminalidade na região. A Frepap afirma no documento que o turismo, uma das principais fontes de renda dos municípios da região, pode ser seriamente prejudicado com o aumento da violência no Litoral Norte.