terça-feira, 24 de maio de 2011

Frepap vai cobrar do governador promessa de Hospital Regional para Litoral Norte

Segurança Pública e Saúde foram os principais temas em debate de mais uma reunião da Frepap – LN – Frente Parlamentar do Litoral Norte, realizada na tarde da última segunda-feira (23/06), na Câmara Municipal de Caraguatatuba. O presidente da Câmara de São Sebastião, Artur Balut e o vereador Paulo Henrique Santana, representaram o Legislativo sebastianense no evento. No encontro, também foi aprovada uma moção endereçada ao Ministério da Educação encaminhando abaixo assinado coletado pelo estudante Helio Pedro Filho, que reivindica uma Universidade Pública Federal na região.
O tema que mais gerou debate foi a promessa do governador Geraldo Alckmin (quando ainda era candidato) feita a parlamentares da Frepap e a outros políticos da região de implantação de um Hospital Regional no Litoral Norte. A preocupação dos parlamentares da frente se justifica pelas recentes declarações do governo na imprensa dando conta de que o Hospital Regional será implantado sim, mas no Vale do Paraíba.
Sobre o assunto, o presidente Artur Balut disse que “a luz no final do túnel, acesa pelo governador quando então candidato, está se apagando. Estamos apenas cobrando a palavra dada pelo hoje governador”. Balut lembrou que o prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi, já se comprometeu a construir o prédio do hospital em terreno próprio da prefeitura, no Pontal da Cruz, e repassar o imóvel para que o Estado implante o Hospital Regional em São Sebastião.
O vereador Paulo Henrique Santana destacou que a Frepap já solicitou oficialmente audiência com Alckmin para tratar do assunto e, até o momento, não obteve o agendamento do encontro.  PH também revelou que em resposta a um requerimento seu apresentado na Câmara foi informado pela da Secretaria Estadual da Saúde (através da sua regional de Taubaté) que o tema ainda não havia entrado na pauta da pasta.
A reunião da Frepap aprovou também uma moção que será encaminhada à Secretaria de Segurança Pública do estado solicitando o reforço do efetivo policial na região. Os vereadores da frente citam no documento que o Litoral Norte necessita de mais policiais principalmente em função do aumento populacional na região por causa da deflagração do boom econômico já deflagrado com a base de gás de Caraguatatuba e a possibilidade de expansão do porto de São Sebastião.
Além disso, os vereadores da frente apontaram que a instalação do CDP e da Fundação Casa em Caraguá, e a promessa de duplicação da Rodovia dos Tamoios também são fatores que podem gerar o aumento dos índices de criminalidade na região. A Frepap afirma no documento que o turismo, uma das principais fontes de renda dos municípios da região, pode ser seriamente prejudicado com o aumento da violência no Litoral Norte.