quarta-feira, 1 de junho de 2011

Balut anuncia criação de programa ambiental na Câmara de São Sebastião

Na semana em que se comemora o Dia mundial do Meio Ambiente, próximo dia 5, o presidente da Câmara de São Sebastião, Artur Balut, anunciou na última terça-feira, o programa Câmara Ambientalmente Correta, que será  implementado nos prédios do Legislativo. O projeto consiste em ações que serão desenvolvidas junto aos funcionários, visitantes e colaboradores, como oficinas de educação ambiental, palestras sobre o tema, coleta seletiva, viabilização de coletores para resíduos plásticos, papéis, vidros e orgânicos, reutilização de material, campanhas de conscientização, adequação nos banheiros, copa e todas as dependências , entre outras questões que possam contribuir com o meio ambiente.
A ação do presidente vem em seguida ao pioneirismo da implantação do Portal da Transparência nos legislativos da região, e a adoção de uma metodologia administrativa baseada nos princípios da iniciativa privada que já possibilitou à câmara sebastianense uma economia de mais de R$ 1,5 milhão nos primeiros cinco meses do ano.
“O fundamental é a conscientização de cada funcionário ou visitante da Câmara, caso contrário não chegaremos ao objetivo principal que é o de termos atitudes que possam contribuir para a preservação do Meio Ambiente”, ressaltou Balut.
A finalidade do projeto de acordo com o presidente, é fornecer ao Legislativo um processo estruturado e um contexto de trabalho com os quais ele possa alcançar e controlar o nível de desempenho ambiental interno, impactando positivamente todo seu entorno.
“Por meio de pequenas ações, porém que fazem toda a diferença, estaremos implementando medidas socioambientais, para que possamos viabilizar uma Câmara Inteligente, ajudando desta forma na conservação do nosso planeta”, destacou Balut.
O presidente lembrou que pretende dar exemplo notadamente porque nosso município tem quase 80% do seu território inserido em áreas de preservação permanente do Parque Estadual da Serra do Mar, e porque a preservação ambiental está intimamente ligada às ações básicas necessárias para o desenvolvimento da indústria do turismo em São Sebastião.
Ainda de acordo com Artur Balut, o programa faz parte de um novo conceito de Legislativo. “Já temos o Portal da Transparência funcionando antes mesmo de sua obrigatoriedade. Estamos proporcionando também medidas de inclusão e reintegração social no nosso quadro de funcionários, adotamos a valorização do funcionalismo público, ou seja, nosso compromisso não para na transparência dos nossos atos legais, estamos indo além. Com ações de Comunicação e Responsabilidade Social quem ganha é o Meio Ambiente e a Sociedade", finalizou o presidente.