quarta-feira, 15 de junho de 2011

Balut faz homenagem ao Professor Machado Rosa na tribuna da Câmara

No próximo sábado (18/06) a história política contemporânea sebastianense estará registrando 20 anos de falecimento de um dos seus maiores expoentes entre os anos de 1960 e 1980: o Professor José Machado Rosa. O fato político foi lembrado na tribuna da Câmara, na sessão ordinária da última terça-feira, pelo presidente do Legislativo Artur Balut. A tribuna da Casa de Leis, a propósito, leva o nome do Professor Rosa, numa justa homenagem ao mestre que foi o orador oficial do município nas décadas de 60,70 e 80. Artur Balut recordou que o professor Rosa foi e continua sendo um exemplo a ser seguido pelas várias gerações de sebastianenses. “Ele foi sem sombra de dúvida o melhor professor de português do seu tempo. Além disso, era latinista emérito, e insistia em transmitir seu conhecimento de latim aos alunos, afirmando que para aprender a língua pátria era necessário conhecer a língua mãe”, declarou Balut, ao ler o vasto currículo do professor entregue ao presidente do Legislativo por um dos seus cinco filhos, Fernando Rosa.  
O presidente da Câmara relatou que a tribuna que usava naquele instante foi palco de diversos discursos históricos do professor Rosa ao longo dos 18 anos em que o mestre exerceu mandatos políticos de vereador no município. “Após se aposentar, em 1984, o professor Rosa continuou dando exemplos, pois, incansável, foi cursar a Faculdade de Direito do Largo São Francisco (USP), a mais renomada e uma das mais concorridas de todo o país”, destacou Balut. O Professor Rosa nasceu no dia 22 de maio de 1925, em Cachoeira de Minas (MG). Foi casado com Dona Glória Brandão Machado Rosa, com quem teve os filhos Carlos, Marcos, Ricardo, Rubia e Fernando, além de ser o tutor de Ednilson.  Além do curso de Direito, ele também era formado em Filosofia e Teologia no Seminário Maior e Pedagogia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras.
O município soube reconhecer a imensa folha de serviços prestados a São Sebastião pelo professor José Machado. Hoje, em sua memória levam o nome do mestre, além da Tribuna da Câmara Municipal, uma Escola Municipal no bairro da Vila Amélia e a principal avenida de ligação entre os bairros da Topolândia e Itatinga, na área central da cidade.