sexta-feira, 15 de abril de 2011

Balut prestigia posse da nova diretoria da ACESS

Tomou posse nesta sexta-feira (15/04), no Porto Grande Hotel, a nova diretoria da ACESS – Associação Comercial e Empresarial de São Sebastião. O hoteleiro Eduardo Cimino foi reconduzido ao cargo para um mandato de mais dois anos. A entidade tem como meta estreitar ainda mais o relacionamento com o poder público municipal, notadamente no que se refere à incrementação de políticas de apoio ao turismo, além das necessidades cotidianas dos empresários e comerciantes do setor. O evento foi prestigiado pelo presidente da Câmara, Artur Balut (que já foi presidente da entidade) e pelo prefeito Ernane Primazzi, além de vários ex-dirigentes da ACESS.
O presidente Artur Balut disse que estava pessoalmente “satisfeito e emocionado” por participar do encontro, também na condição de ex-presidente da Associação Comercial. Ele revelou que quando conduziu a entidade por dois mandatos na década de 90 “o grande responsável pelas profundas alterações na associação foi seu irmão e comerciante Olivo que, agora, está de volta ao corpo dirigente da ACESS. “Foi também importantíssimo o apoio de antigos comerciantes como José Evanildo,  Jeannis Platon e a dona Vilma Clementino”, enfatizou.
“Sempre acreditei que o comércio é a mola propulsora do município, por ser o setor que mais emprega. Na época não tínhamos o apoio do prefeito e, hoje, felizmente, a relação é muito melhor com o executivo. Agora, somos presidente da Câmara e colocamos o Legislativo também como parceiro da entidade”, disse Balut.
O prefeito Ernane enumerou diversas ações administrativas com reflexos positivos no turismo e consequentemente na área comercial, já adotadas no seu mandato. Lembrou de eventos promovidos foram da temporada como o Salão Náutico e o Glorifica Litoral, entre outros, além dos contatos para a escala de navios de cruzeiro no município.
O ex-presidente Jeannis Platon revelou que o prefeito já deu aval para a realização, no meio do ano, do segundo Salão Náutico, na Rua da Praia. O presidente Balut disse que nos próximos dias vai elaborar um documento propondo na câmara a inserção do salão no calendário de eventos do município. O prefeito Ernane antecipou que já está conversando com empresários do setor, a fim de trazer um “Boat Show”, um mega evento do setor náutico, que pode ser realizado no Balneário dos Trabalhadores, na Praia Grande.
O presidente da ACESS, Eduardo Cimino, agradeceu a presença de todos e destacou a importância da parceira com o setor público. “Não sou filiado a partido político e trato a associação de forma empresarial. Queremos deixar na entidade um legado importante de trabalho, assim como o que recebemos dos ex-presidentes aqui presentes”, finalizou.

Câmara marca presença em lançamento de filme sobre a identidade caiçara


A Câmara Municipal prestigiou, na noite da última quinta-feira (14/04), o lançamento do DVD “Identidade Caiçara – Memória Histórica”, produzido pelo Departamento de Patrimônio Histórico e Cultural da Prefeitura de São Sebastião. O filme, de cerca de 60 minutos foi idealizado pela professora e historiadora Rosangela da Ressureição e produzido com aval da administração municipal. O presidente do Legislativo, Artur Balut, classificou a obra como “de fundamental importância para a preservação da memória cultural de nossa cidade”.  O vereador Marcos Tenório também participou do evento.
A película mostra depoimentos de 20 caiçaras com idades variando entre 60 e 85 anos, em que eles relatam como era o modo de vida do sebastianense, nas várias regiões da cidade, desde a década de 20. “Como disse Monteiro Lobato, um país se faz com homens e livros. Eu diria que a história de São Sebastião está se fazendo nestes importantes relatos do filme”, comparou o presidente Artur Balut.
Ao lado do prefeito Ernane Primazzi e de vários secretários municipais, Balut fez a entrega de uma lembrança especial a todos os caiçaras que participaram do filme. São cidadãos que, na opinião do vereador, “merecem este momento de destaque e reconhecimento por toda a história pessoal de cada um deles na construção do município. São exemplos de vida que devemos seguir”.
Cerca de três mil cópias do DVD foram entregues à Secretaria Municipal de Educação e, serão incorporados ao material pedagógico da rede municipal de ensino. Para o presidente da Câmara, o acesso dos alunos à memória cultural do município é um importante caminho para a difusão da cultura caiçara. O filme, segundo ele, merece um prosseguimento com a abordagem de outros temas igualmente importantes na construção da cidade, como os históricos econômico e político do município. “Temos uma idéia que podemos colocar em pratica de instalação de um memorial no prédio do Legislativo que vem ao encontro dessa preservação da cultura da cidade”, finalizou Artur.  



Vereadores de São Sebastião discutem segurança pública e turismo com a nova diretoria da Frente Parlamentar

Na primeira reunião do ano da nova diretoria da Frente Parlamentar do Litoral Norte (Frepap-LN), realizada na quinta-feira, dia 14, na Câmara de São Sebastião, o assunto em pauta foi à questão da segurança pública.A criação da diretoria de Cultura e Turismo foi aprovada pelos integrantes e na próxima reunião será decidido os nomes dos responsáveis pela pasta. O prefeito de são Sebastião, Ernane Primazzi, também prestigiou o evento da frente na câmara sebastianense.
O principal tema em discussão foi a questão da segurança pública. O presidente do Legislativo sebastianense, Artur Balut (PSDC) lamentou a falta de segurança na cidade, inclusive com cidadãos sendo vítimas de moradores de rua, que, mesmo amparados por instituições beneficentes da cidade, já foram flagrados pelas câmeras de segurança realizando furtos no centro histórico da cidade.
Artur relatou que ele próprio já teve estabelecimentos comerciais assaltados, o mesmo acontecendo com a Câmara. “Cheguei a ficar cara a cara com o bandido que foi preso e, no dia seguinte estava na rua de novo. É uma vergonha; não temos segurança nenhuma”, disse. Ele lembrou que na época de eleições, os deputados vêm ao município falar das necessidades da região, inclusive na área de segurança,  mas quando assumem o posto não cumprem as promessas.
A elaboração dos boletins de ocorrências foi outra questão criticada por Artur, que esteve durante um bom tempo na delegacia para registrar uma das ocorrências, mas não havia nenhum delegado. “Tivemos que esperar até quatro horas da manhã para ser atendido e as nove o ladrão já estava solto,” informou.
O prefeito Ernane disse que o executivo está disposto a lutar com a frente para o aumento de efetivo policial na região. Ele também aproveitou o evento para convidar os vereadores a participar também ativamente das discussões em torno dos royalties do pré-sal, outro tema, na opinião dele, de sua importância para o futuro da região.
O vice-presidente da Frente, Amilton Pacheco da Silva, sugeriu que os demais municípios elaborassem moção de apelo ao governador para impedir o fechamento das delegacias e reivindicar mais policiais para os municípios do Litoral Norte, seguindo o exemplo do que foi feito em São Sebastião e Ilhabela.
Na opinião do vereador de São Sebastião, Paulo Henrique Ribeiro Santana,  a população do município cresceu muito em relação ao percentual nacional. “Quando solicitamos aumento no efetivo policial sempre recebemos a resposta de que não há previsão para os próximos três anos, mas na época de campanha política surgem as propostas de segurança, mas têm acontecido os “estelionatos eleitorais”
Já o parlamentar Marcos Tenório entende que quanto mais o município investe em segurança, menos o governo do estado cumpre com suas obrigações. “Não concordamos com o modelo de política da Secretaria Estadual de Segurança, que vem perdendo espaço com suas ações,” reconhece.
O vereador Marcos Jorge (PV) entende que não há necessidade de base para a polícia, mas de efetivo preventivo e ostensivo. “Entrei com documento para implantarmos o pró labore para os policiais, e essa luta é antiga por maior número desses profissionais no município,” afirma.
A vereadora Solange Ramos enfatizou que é preciso se reunir para discutir o “bullyng” nas escolas, lembrando que o crime acontecido recentemente em Realengo, no Rio de Janeiro, foi motivado por esse tipo de comportamento.
O vereador “Ernaninho”  disse que prefere aguardar as ações do governador, já que muita coisa ainda poderá mudar. “Tivemos grandes esforços e conseguimos compromissos do Geraldo, vamos aguardar porque ele é um homem de família de bem e vai cumprir o que prometeu,” acredita.
O parlamentar José Reis de Jesus Silva (PSB) declarou que é totalmente contra o fechamento das delegacias e sugere uma intervenção da Frente Parlamentar.

Documento
 Os vereadores que integram a Frente Parlamentar do Litoral Norte (Frepap – LN) decidiram elaborar um documento oficial a ser entregue, em mãos, ao Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, com a reivindicação de mais policiais para o Litoral Norte e a construção do Hospital Regional.
O documento vai conter as principais demandas discutidas pela Frente Parlamentar nesses dois anos de atuação, como a instalação do Hospital Regional. Os integrantes da Frente irão aguardar a aprovação de documento semelhante feito pelos vereadores de Ubatuba, Caraguatatuba e Bertioga, e entregar a manifestação a Geraldo Alckmin.
Na reunião realizada ontem, estiveram presentes, além dos vereadores, o prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi, o Delegado Seccional, Múcio Alvarenga, o presidente do Conseg, Aristides Petrella, a vice-presidente, Eder Ávila Castanheira e o Secretário Municipal de Segurança, Antonio Dias.
De São Sebastião, apenas os Maurício Bardusco e Luiz Antonio de Santana Barroso, o “Coringa” não compareceram ao encontro; Ilhabela foi representada pelo presidente da Câmara, Carlinhos, e o vereador Catolé. De Ubatuba veio o vereador José Americano, que é o novo presidente da Frente Parlamentar; de Caraguatatuba compareceu a parlamentar Vilma Santos; e  de Bertioga vieram os vereadores Renato Faustino de Oliveira Filho e o pastor Clayton.
O delegado seccional de Polícia do Litoral Norte, Múcio Alvarenga, disse que a união entre os cinco municípios é determinante na discussão da segurança, já que o crime não vê a polícia como região, ele entende que a vinda de mais homens para a polícia vai minimizar o problema. Ele concorda que no Litoral Norte há pouco contingente porque à medida que os profissionais se aposentam, outros não assumem no lugar e vai ficando defasado.
Na opinião de Múcio, é importante essa readequação que o governo do estado está propondo com a unificação das delegacias. O delegado explica que o DISE se juntou com DIG no mesmo prédio e os serviços continuaram, o mesmo vai acontecer com o 3º DP da Enseada que se une ao 1º. DP.
“Na delegacia da Enseada, registramos um boletim de ocorrência por dia, pouco se comparado com alguns bairros da capital, por exemplo, que lavram de 32 a 36 BOs diariamente;  mas há local que precisa do posto policial como o 1º. Distrito de Ubatuba,” acrescentou.