terça-feira, 12 de abril de 2011

Câmara faz cobranças à Sabesp


O superintendente da Sabesp no Litoral Norte, José Bosco e o gerente da estatal em São Sebastião, Pedro Ponces, reuniram-se nesta segunda-feira (11/04) com os vereadores sebastianenses. Objetivo do encontro foi o repasse aos executivos da empresa de saneamento das muitas reclamações que os parlamentares têm recebido ultimamente com relação a prestação de serviço e os elevados valores das contas de água e esgoto. A reunião foi comandada pelo presidente da Câmara, Artur Balut e ocorreu com a presença de nove parlamentares no plenário do Legislativo. Somente o vereador Coringa não compareceu à reunião.

O presidente Artur Balut demonstrou especial preocupação com valores elevados de contas, após a Sabesp haver efetuado a troca do hidrômetro em residências e comércios. Os diretores da empresa informaram que os equipamentos são trocados por medidas preventiva e corretiva. “Todo hidrômetro dura cerca de sete anos e uma certa quilometragem. No casos preventivos, a empresa avisa o cliente com 30 dias de antecedência. Os novos equipamentos têm leitura mais precisa e, por isso, há aumento de valores, pois os antigos já não funcionavam direito”, disse Bosco, garantido que a estatal devolve dinheiro cobrado indevidamente ao consumidor, caso corram erros de leitura.
Os vereadores da Costa Sul (Solange Ramos, Marcos Jorge, Amilton Pacheco e José Reis) repassaram reclamações de buracos deixados por empresas contratadas pela empresa; demora em reparos de vazamentos, e falta abastecimento e saneamento nas áreas de Zeis –Zonas de Especial Interesse Social, entre outras. Os demais parlamentares (Paulo Henrique Santana, Mauricio Bardusco, Marcos Tenório, e Ernaninho) apresentaram reclamações semelhantes e ainda problemas com a demora de recuperação de ruas que são alvo das obras de saneamento da Sabesp na Costa Norte.
Bosco e Pedro tranqüilizaram os parlamentares e disseram que estão dispostos a manter uma parceria com o Legislativo e o Executivo para acelerar a solução dos problemas levados á empresa pelo setor público.
Especificamente quanto à demora no atendimento aos casos de vazamentos, eles informaram que a empresa tem uma média de atendimento de 300 casos por mês. Segundo eles, o problema ocorre por causa da elevada pressão na tubulação para que a água chegue aos pontos mais altos do município. Sobre as Zeis, os executivos informaram que a Sabesp somente pode levar os serviços a esses locais quando os bairros estiverem regularizados

Assistência Social ganha prédio reformado na Topolândia


A Câmara Municipal marcou presença na entrega da reforma do prédio do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, nesta segunda-feira (11/04), no bairro da Topolândia. O presidente do Legislativo, Artur Balut, considerou a obra do novo CRAS como importantíssima sob o ponto de vista social, uma vez que tem como principal missão o acolhimento de pessoas em situação vulnerável. Já o vereador Ernaninho destacou o árduo trabalho desenvolvido pelos assistentes sociais do município. O prefeito Ernane Primazzi enfatizou que, mais que uma reforma, o CRAS do Topo teve ampliado seu leque de atuação.
“Ficamos felizes em poder participar e ajudar a prefeitura na entrega de uma obra como essa. O centro faz um trabalho importante com as pessoas mais necessitadas da comunidade. É um trabalho que se sente com o coração. Quero parabenizar a equipe de assistentes sociais e ao prefeito por mais um serviço entregue à população. Não estamos em ano eleitoral e muitas outras coisas boas virão por aí”, afirmou o presidente do Legislativo, Artur Balut.

O vereador Ernaninho também deu ênfase ao trabalho social do CRAS. “Desde os tempos que eu atuava no Conselho Tutelar que mantenho contato com esse pessoal da SETRADH. O assistente social não pode trabalhar por obrigação. Tem que ter muita dedicação e gostar do que faz e, essa atual equipe trabalha dessa forma”, lembrou ele.
Já o prefeito Ernane Primazzi lembrou que, em 2009, ao assumir o cargo, visitou o local e disse aos funcionários para ter paciência que a situação do local iria melhorar. “Antes o prédio tinha duas salas, uma recepção e um banheiro. Agora, com a reforma, temos uma recepção com TV, duas salas de atendimento, uma sala administrativa, uma para psicologia, uma para coordenação, uma para cursos e cinco banheiros, entre outras dependências”, disse o prefeito.
O chefe do executivo lembrou que o CRAS é importante porque este atendimento pode reestruturar famílias. Na solenidade, Ernane antecipou que no próximo dia 09 vai entregar a sede da Guarda Mirim, em Barequeçaba. “Lá serão formados inicialmente 90 jovens e, muitos deles, sairão daqui deste CRAS da Topolândia”.