sexta-feira, 17 de junho de 2011

Frepap volta a discutir Segurança Pública no Litoral Norte



A Segurança Pública foi, mais uma vez, o principal tema da reunião da Frepap – LN – Frente Parlamentar dos vereadores do Litoral Norte realizada na tarde desta quinta-feira (16/06),no Auditório do Campus Avançado da Unitau, em Ubatuba. O evento reuniu autoridades do setor na região, como o delegado seccional de Polícia do Litoral Norte, Múcio Alvarenga e o deputado estadual Adilson Rossi, presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa. O presidente da Câmara de São Sebastião, também secretário executivo da Frepap, Artur Balut, representou o Legislativo sebastianense no evento, ao lado do vereador Amilton Pacheco, vice-presidente da frente.

Os vereadores apresentaram as autoridades as principais necessidades da região em termos de Segurança Pública; solicitaram a revisão da decisão do estado de fechar distritos policiais na região e pediram empenho na destinação de mais verbas para o setor de segurança no Litoral Norte. O aumento dos efetivos policiais no Litoral Norte também constou de um documento que será repassado ao secretário de Segurança Público pelo deputado Rossi.
A Frente Parlamentar apontou dados que podem resultar em aumento dos índices de criminalidade na região, como a duplicação da rodovia dos Tamoios; a instalação do CDP em Caraguá, e ainda investimentos econômicos a curto e médio prazos na região, como a Base de Gás também em Caraguá e a ampliação do Porto de São Sebastião.
O presidente Artur Balut disse que a região tem necessidades urgentes no setor e não pode mais esperar muito tempo por soluções para os graves problemas gerados pela violência urbana no Litoral Norte. “Nossos efetivos, tanto da Polícia Civil quanto Militar, estão defasados nas quatro cidades da região e Bertioga. Estamos assistindo uma escalada da violência com a multiplicação de assaltos e homicídios no Litoral; o aumento do tráfico de drogas também assusta muito embora saibamos que o setor policial faz o possível dentro de suas limitações no enfrentamento do crime”, declarou Balut.
A situação, segundo Balut, “infelizmente é temerosa e estamos descrentes com relação aos que deveriam estar decidindo as coisas na capital. Os policiais não são devidamente remunerados; estamos batalhando pelo pró-labore pelo setor, porque o padrão de vida na região é mais caro que em outras do estado”.
O presidente da Câmara e secretário executivo da Frepap lembrou que antes das eleições (para deputado e governador) “escutamos várias promessas dos candidatos para a região que acabam não se concretizando”. Artur lembrou que politicamente o Litoral Norte sofre em função do baixo índice populacional. “Temos poucos eleitores na região e isso a torna fraca politicamente. Quando o estado toma decisões, prefere investimentos em regiões com mais densidade habitacional e eleitoral, como são os casos do Vale do Paraiba e da Baixada Santista”, salientou Balut.