terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Topovaradouro quer associação de moradores e mais segurança no bairro


Na noite desta segunda-feira (14/02) participamos, a convite, de uma reunião com diversos moradores da comunidade do bairro Topovaradouro, na região central de São Sebastião. O assunto do encontro foi a regulamentação de uma associação de moradores que eles estão tentando criar já há algum tempo. Outro tema que acabou sendo discutido na reunião, foi a questão da falta de segurança no bairro que, ultimamente, tem sido tomado por prostitutas e traficantes de drogas.
Sobre a associação, colocamos o Departamento Jurídico da Câmara à disposição da comunidade para prestar toda assessoria necessária para que a entidade consiga o seu reconhecimento jurídico sem falhas. Informo, aliás, que poderemos agir da mesma forma caso venhamos a ser procurados por moradores de outros bairros que, igualmente, ainda não possuem uma entidade representativa, afinal, esta é uma prestação de serviço das mais importantes para a cidade.
Elogiamos a iniciativa da comunidade que está procurando se organizar para a defesa dos seus interesses. O momento é propício porque o Topovaradouro é uma região que tem recebido a instalação de algumas empresas ultimamente e, deve se precaver para manter a qualidade de vida do lugar.
Há ainda, no bairro, a questão do mangue do Araçá, sempre alvo de intensos e acalorados debates, porque pode ser diretamente afetado caso o projeto de ampliação do porto, vizinho ao bairro, seja realmente levado adiante. Boa parte dos presentes ao encontro era formada por caiçaras de famílias tradicionais, como o Neemias e a Ciça, cujas famílias cresceram ligadas ao mangue. O local realmente é muito bonito, como se pode notar na foto abaixo, clicada pelo saudoso jornalista Nivaldo Simões e publica no Jornal Canal Aberto, de Ilhabela, e merece ser tratado com todo carinho.   
Sobre a questão da falta de segurança no local, infelizmente esse é um problema que afeta vários bairros em função do condenável avanço das drogas. Nos comprometemos e vamos auxiliar a comunidade com trabalhos legislativos já a partir da próxima semana, quando iremos acionar o setor de segurança municipal (Guarda Civil) e  estadual (Polícia Militar), buscando rondas preventivas no bairro para inibir a ação dos bandidos.  Também demos a sugestão para que, após criada, a associação de moradores busque parcerias com a iniciativa privada, porque a maior segurança no local também é de interesse das empresas do bairro, que podem ajudar os moradores custeando rndas de vigias particulares.

Nenhum comentário: