quinta-feira, 31 de março de 2011

Balut apóia criação do Parque Nacional dos Alcatrazes

O presidente da Câmara de São Sebastião, Artur Balut, participou na noite da última quarta-feira (30/03) da Audiência Pública para debate da proposta de criação do Parque Nacional Marinho do Arquipélago dos Alcatrazes. Fazem parte do projeto do parque as ilhas integrantes do arquipélago ao sul de São Sebastião, bem como a Ilha de Anchieta e seu entorno, no município de Ubatuba. Para Balut, “a criação do parque é a garantia de preservação de um dos mais importantes ecossistemas marinhos de todo o litoral brasileiro”.
A audiência, realizada no Teatro Municipal de São Sebastião, contou com a participação de centenas de ambientalistas, pescadores e moradores de todas as cidades do Litoral Norte. Da câmara sebastianense também prestigiaram o evento os vereadores Paulo Henrique Santana e Marcos Jorge.
“Conhecemos a luta de longa data dos ambientalistas da região pela preservação do arquipélago de Alcatrazes, notadamente o movimento contra os exercícios de tiro da Marinha na ilha principal. Hoje, com muita alegria vemos que a própria Marinha é a principal parceira do Instituto Chico Mendes neste processo de criação do parque”, afirmou Balut.
O presidente do Legislativo sebastianense lembrou que a área do possível parque, principalmente o trecho marinho ao sul de São Sebastião, “tem um valor ecológico que não se pode mensurar”. Balut lembrou que “Alcatrazes e as ilhotas das proximidades compõem um dos maiores ninhais de aves marinhas de todo o litoral brasileiro”.
Além disso, o vereador destacou que o arquipélago, já bastante estudado por biólogos, possui, ainda, várias espécies endêmicas (que só existem naquele lugar), como as famosas cobras jararacas de Alcatrazes. “Não bastasse isso, o arquipélago é, ainda, um dos principais pontos de refúgio das baleias de Bryle que, vez ou outra, avistamos circulando pelo canal de São Sebastião”, lembrou ele.
Por essa importância ecológica, que também pode se tornar turística, com visitas monitoradas ao local, Balut informou que coloca a Câmara à disposição da comunidade ambientalista nessa luta pela criação do parque. “Faremos tudo que estiver ao nosso alcance, seja no âmbito legislativo municipal, ou no acionamento de parceiros políticos em São Paulo e em Brasília para viabilizar esta importante luta dos ecologistas do Litoral Norte, respeitando também os interesses dos pescadores artesanais de nossa região”, finalizou o presidente da Câmara.

Nenhum comentário: