sexta-feira, 1 de abril de 2011

Balut se reúne com executivos da VW para viabilizar exportações de carros por São Sebastião



O presidente da Câmara, Artur Balut, reuniu-se nesta sexta-feira (01/04) com dois executivos da Volkswagem do Brasil, com objetivo de intermediar o retorno de exportações de veículos que a montadora pretende retomar a partir do porto de São Sebastião. No encontro com o Diretor Adjunto, Thomas Martin Hohne e Mario José Dennami, do setor de Logística, ambos vinculados à fábrica da VW de Taubaté, Balut garantiu apoio do Legislativo à iniciativa da empresa e antecipou que levará os pedidos da montadora, nos próximos dias, ao prefeito municipal, Ernane Primazzi. Também participou da reunião o representante da Sincrolog, Ricardo Gonçalves, empresa responsável pela contratação dos navios para a exportação.
A VW já usou o porto sebastianense para exportações de veículos para a Argentina, operação que deseja retomar, segundo garantiram os executivos, com maior freqüência. A intenção inicial, de acordo com Thomas Hohne, é promover pelo menos um embarque mensal de mil veículos.
O executivo da Volks garantiu que, se houver condições de operação, a montadora pode realizar até duas exportações por mês, totalizando o embarque de dois mil veículos para o país vizinho. O presidente da Câmara apóia a iniciativa, porque, segundo Artur Balut, isso significa “consolidar o nome do Porto de São Sebastião como a opção ideal ao Porto de Santos no cenário nacional de exportações; além de beneficiar os trabalhadores portuários sebastianenses que ainda ficam uma parcela significativa do mês de braços cruzados por falta de cargas”.
Para retomar as exportações por São Sebastião, a Volks necessita do apoio municipal para sua operação logística, como a poda de árvores e eventual suspensão dos fios da rede elétrica, uma vez que os caminhões cegonha precisam de um espaço mínimo de 5,20 metros para transitar. Além disso, a empresa apontou necessidade de adequações da malha viária (principalmente em curvas) próxima à área do porto para que as manobras dos cegonheiros não compliquem o trânsito na área central da cidade.
Outra necessidade apontada é a devida preparação do pátio para estacionamento dos veículos no interior da área portuária, adequação que a empresa já providenciou anteriormente quando realizou a operação por São Sebastião. A Volks ficou ainda mais satisfeita com a atual operação de dragagem do porto que vai elevar o calado no cais para 10 metros de profundidade, suficiente para operação do navio que leva os carros para a Argentina.
“Vamos levar todas as necessidade colocadas pela empresa para o prefeito Ernane. Podemos garantir que o que o Legislativo puder fazer para viabilizar a exportação de carros por São Sebastião será feito. Também entendemos que o prefeito dará o suporte necessário à montadora”, finalizou Balut.

Nenhum comentário: